Contabilidade gerencial: como ela pode ajudar sua empresa a crescer

Vamos começar com um teste rápido para você ter certeza que precisa da contabilidade gerencial para alavancar o seu negócio.

  • Recebe demonstrativos contábeis que refletem a realidade?
  • Os saldos contábeis de caixa, estoques, contas a pagar e receber são reais?
  • Consegue aprovação de crédito sem ter o balanço da empresa questionado?
  • É munido de informações reais sobre a evolução patrimonial da empresa?
  • Sabe qual é a margem, o EBTIDA e se está tendo lucro ou prejuízo?
  • Está seguro quanto ao valor dos impostos e a carga tributária da sua empresa?
  • Tem certeza que cumpre as obrigações tributárias, trabalhistas e acessórias?
  • Realiza reuniões mensais para planejar ações, entender e discutir os resultados?

ATENÇÃO!
Se você respondeu NÃO para duas ou mais perguntas, sua empresa está correndo risco!

Mas existe um ramo da contabilidade que pode salvar o seu negócio.

Não é segredo para ninguém que a figura de um bom contador é fundamental para fortalecer organizações. E neste cenário empresarial, sem dúvidas, uma das áreas que merecem destaque é a da contabilidade gerencial.

É por meio desse segmento da contabilidade que as empresas vêm atuando cada vez mais com visão estratégica.

Sendo assim, neste artigo vamos apresentar todas as características sobre a contabilidade gerencial e explicar seu impacto dentro das corporações. Mas antes, que tal um pouco de conceito e história?

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial pode ser compreendida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis que proporcionam um panorama geral sobre a empresa, fornecendo informações ricas e relevantes para as tomadas de decisões.

Essa atividade pode ser entendida como um processo de identificação, mensuração e análise de dados financeiros usados pela mais alta administração para planejar e ter o controle da empresa para alocar os recursos necessários.

No âmbito interno, na prática, possibilita realizar comparativos, elaborar orçamentos, determinar o ponto de equilíbrio, definir preços de produtos ou serviços e até mesmo impor metas e objetivos que devem ser alcançados pela empresa.

Além disso, por meio da contabilidade gerencial, é possível explorar dados que são fornecidos pelo mercado para compreender melhor onde a sua empresa está se metendo, digamos assim, e entender melhor os concorrentes.

Com a contabilidade de gestão, como também é chamada, o empresário pode fazer previsões e antecipar tendências para planejar ações futuras.

Por outro lado, essa área da contabilidade pode ser empregada para aperfeiçoar as ferramentas de gestão, uma vez que existem várias estratégias para auxiliar no lançamento, expansão ou busca de novos mercados, bem como de investidores e clientes.

Como surgiu o ramo da contabilidade gerencial

Há indícios que a contabilidade gerencial tenha surgido após a Grande Depressão, mais precisamente depois da Segunda Guerra Mundial.

Desde a segunda metade do século passado até hoje, o objetivo central da contabilidade gerencial é a utilização de informações contábeis mais detalhados na tomada de decisão de empresas.

Os dados fornecidos pela contabilidade gerencial servem para nortear o caminho a ser seguido pelo gestor e potencializar a lucratividade de empresas.

O avanço da tecnologia foi, sem dúvida, um marco para o fortalecimento e desenvolvimento da área contábil. Para ter uma ideia, os empresários podem ter acesso e processar dados empresariais desde 1970.

Qual o papel da contabilidade de gestão nas empresas?

Qualquer empresa que pensa em lucratividade deve realizar uma boa gestão e seguir um planejamento financeiro, com metas e objetivos bem estruturados. A fim de que o plano seja seguido à risca e com eficiência, o empreendedor precisa recorrer aos recursos da contabilidade gerencial.

Como o contador é o profissional que está sempre a par das transações da empresa, ele pode extrair dados pertinentes que permitem a compreensão real do que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Os dados fornecidos pela contabilidade gerencial são extraídos por meio de relatórios, que identificam, por exemplo, onde a empresa está investindo de forma errada, quais são as fontes de prejuízo, assim como o que está dando certo.

Com base nisso, o contador auxilia na formulação de estratégias que podem ser executadas para melhorar resultados, atuar com mais eficiência e lapidar o desempenho de equipes.

A função do contador gerencial

O contador gerencial é responsável por identificar e interpretar os dados financeiros e operacionais fornecidos para o cliente. Por meio desse trabalho o empresário tem embasamento para tomar decisões assertivas e definir as estratégias  do negócio.

Então, antes de mais nada, é preciso contar com um profissional que tenha uma visão aguçada sobre negócios e especializado neste segmento. Não sabe o que levar em consideração na hora dessa escolha?

→ Confira os 6 cuidados que você deve ter para escolher um bom contador.

Antes de tomar essa decisão, fique sabendo que:

  • Escolha um contador que saiba ler nas entrelinhas para interpretar os dados contábeis aos proprietários, administradores e gerentes da empresa. Não se tratam de números aleatórios, são informações valiosas sobre passado, presente e futuro de um negócio.
  • Tenha em mente, com clareza, qual é o objetivo da contabilidade para a sua empresa, assim fica mais fácil para o contador gerencial auxiliar outras áreas da empresa, como por exemplo o RH, apurando como está a produtividade dos funcionários; ou o setor de Marketing, quantificando o retorno do investimento em campanhas publicitárias da empresa.

A nossa contabilidade, por exemplo, fornece informações fundamentais para dar suporte aos gestores na redução eficaz dos custos de operações, processos e atividades; identificar pontos de melhorias, além de criar planos de ação para aumentar lucros, rentabilidade e retorno, e assim, garantir maior controle financeiro e econômico aos empresários.

4 motivos para investir na contabilidade gerencial

Sabe as perguntas que fizemos lá no início do post? Pois então, para responder SIM a todas elas, sua empresa precisa investir na contabilidade gerencial para:

1. Obter informações

Receba dados contábeis reais e confiáveis em tempo hábil para a tomada de decisões assertivas. Na EBCON, apuramos resultados e realizamos a gestão da evolução patrimonial.

2. Estabelecer metas

Tenha acesso a indicadores de desempenho, margens e resultados para traçar os objetivos do seu negócio. Nossa contabilidade de gestão contribui para o planejamento e monitoramento do EBTIDA, além do balanço de lucro e prejuízos.

3. Equilibrar cenários

Saiba como melhorar o enquadramento tributário e pagar o menor imposto permitido pela legislação. Além disso, nossos contadores sanam todas as pendências, sejam contábeis, tributárias ou outras, das empresas.

4. Planejar crescimento

Desenvolva ações estratégicas, realizando reuniões mensais para apoiar a gestão nas decisões operacionais e estratégicas. A EBCON também lidera esse planejamento com diretores, gestores e demais líderes das empresas.

E aí, gostaram de conhecer um pouco mais sobre contabilidade gerencial? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras dicas.

Fico por aqui!

Até a próxima!

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?