Saiba o que é DRE e qual seu impacto na contabilidade das empresas

Não sabe onde está indo parar o dinheiro das vendas da sua empresa?

Ou não tem ideia de qual foi o lucro que você teve no mês passado?

Existe uma ferramenta que pode te ajudar a acompanhar detalhadamente tudo isso. Chama-se DRE e significa Demonstração do Resultado do Exercício.

Vamos entender melhor o que é DRE?

O DRE é um dos documentos fundamentais da contabilidade. Trata-se de um relatório contábil feito paralelamente com o balanço patrimonial da empresa.

É a partir do relatório DRE, utilizado por administradores, investidores, governos e bancos, que é analisado o potencial da empresa e como o negócio está se comportando no mercado. As informações reunidas nesse demonstrativo são cruciais para planejar estratégias empresariais e apoiar a tomada de decisões.

Por meio da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é possível identificar como anda a saúde financeira de uma empresa, margens, EBITDA e resultados que estão gerando, lucratividade e rentabilidade.

Neste artigo, além de saber mais sobre o que é DRE, vamos explicar como esse documento impacta diretamente nos negócios e qual a sua importância para a contabilidade. De quebra explicamos para que serve, o que consta na DRE e dicas de como elaborar o demonstrativo.

O que é DRE na contabilidade?

Como já comentamos acima, a Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório contábil preparado juntamente com o balanço patrimonial e identifica todas as operações feitas pela organização em um certo período de tempo.

Dessa forma, a DRE demonstra qual foi o valor total operado, bem como se o investimento teve retorno ou se deu prejuízo para o setor financeiro da empresa.

De acordo com a legislação brasileira, a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) deve seguir as normas do Regime de Competência, assim como todas as outras atividades contábeis (salvo algumas exceções).

Isso acontece para se obter o controle das receitas e despesas que são lançadas durante o período em que foram realizadas, e não quando são recebidas ou pagas.

Para que serve o DRE?

Com a estrutura completa da Demonstração do Resultado do Exercício é possível ter um panorama geral de como anda a saúde financeira da empresa.

Com a DRE em mãos é possível ter o mapa do caminho que o dinheiro da empresa percorreu, além de informações que podem auxiliar num momento de ‘’pente fino’’ nas planilhas financeiras da empresa.

Entre as informações fornecidas pela DRE estão:

  • Valor total do que foi vendido e/ou dos serviços que foram prestados
  • Custos relacionados com os produtos e serviços
  • Impostos diretos e indiretos nas operações da empresa
  • Margens brutas de resultados ou margem de contribuição
  • Montante das despesas gerais da empresa
  • Margem de EBITDA
  • Outras receitas e despesas não operacionais da empresa
  • O que foi conquistado de lucro por meio das operações e se houve prejuízo
  • Índice de lucratividade
  • Evolução de crescimento de receitas, custos e resultados

É bom saber que a Demonstração do Resultado do Exercício não deve ser usado apenas para finalidades legais ou fiscais. A DRE pode ser utilizada, também, para a gestão estratégica da empresa.

Com o relatório DRE é possível identificar de forma minuciosa e crítica os números contabilizados e atestar a funcionalidade das estratégias financeiras adotadas pela organização, para o bom funcionamento do negócio no futuro.

O que deve constar na DRE?

A DRE é uma obrigação de todas as empresas que possuem capital aberto. A legislação brasileira – artigo 187 da Lei nº 6.404 de 1974 – representada pelas normas do Regime de Competência não permite que as empresas personalizem a DRE.

Ou seja, não há nenhuma liberdade para estruturar o relatório contábil. A legislação também mostra quais são os principais itens que deve constar neste relatório. Antes de continuar, confira:

Artigo 187. A demonstração de resultado de exercício discriminará:

I. A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

III. As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

IV. O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas (redação dada pela Lei 11941 de 2009);

V. O resultado do exercício antes do imposto sobre renda e a provisão para o imposto;

VI. As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa (redação dada pela Lei 11941, de 2009);

VII. O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

§ 1° Na determinação do resultado do exercício serão computados:

a) As receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; e

b) Os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Por isso, para descobrir o lucro que a empresa obteve durante o período, devem aparecer na DRE as receitas e os rendimentos obtidos em certo período, independente da natureza da moeda. Além disso custos, despesas, encargos e perdas, entre outras informações, também devem constar na DRE.

Quando o relatório for preparado deve seguir à risca o registro contábil da empresa, independentemente da fonte do recebimento da receita ou do pagamento da despesa.

Como é elaborado a DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício é uma sequência de registros de informações e cálculos para empresas, seja de porte pequeno, médio ou grande ou das operações realizadas em determinado período.

O primeiro item da estrutura da DRE é o quadro de receita bruta de vendas, onde são previamente deduzidas o retorno das vendas, abatimentos e descontos, além dos impostos.

Já na seção da receita líquida de vendas, o valor de cada mercadoria vendida ou serviços prestados, chegando ao lucro total.

A partir do lucro bruto são retiradas todas as despesas comerciais, sejam gerais ou administrativas. Ainda nessa conta são inseridas outras receitas operacionais e o resultado pode ser lucro ou prejuízo no valor operacional líquido.

Com esse valor, é possível prever quais serão os resultados futuros não operacionais, com a participação dos empregados, administradores e perfis beneficiários.

Através dessa estrutura pode ser identificado se a empresa terá lucro ou prejuízo líquido do período em questão.

Exemplo de modelo da estrutura da DRE

  • Receita bruta
  • Deduções
  • Receita líquida
  • Custo de mercadoria vendida
  • Lucro bruto
  • Despesas com vendas
  • Despesas administrativas
  • Despesas financeiras
  • Resultado operacional líquido
  • Despesas extra operacionais
  • Resultado antes do Imposto de Renda e Contribuição Social
  • Provisões Imposto de Renda e Contribuição Social
  • Resultado líquido

Não existe uma fórmula para estruturar a DRE. O relatório vai depender das normas e preferências de cada empresa. Sendo assim, os empreendedores podem inserir ou excluir linhas, conforme for necessário.

Por mais que você saiba o que é DRE, elaborar esse documento é um trabalho minucioso que requer conhecimento. Então tenha ao seu lado um bom contador para fazer corretamente a DRE da sua empresa.

Se você deseja uma ferramenta para realizar o controle financeiro por meio dos relatórios da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) deixe seu nome e contato no formulário, que logo entramos em contato.

Tags:

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?