Qual o objetivo da contabilidade para a sua empresa?

Muita gente ainda tem dúvida sobre o que é e qual o objetivo da contabilidade.

Você sabe responder essas perguntas?

Se sim, então quer dizer que você, como empreendedor, também conhece profundamente a situação da sua empresa e a importância desse profissional para o sucesso do seu negócio.

Isso porque a contabilidade garante, de forma bastante detalhada, informações importantíssimas sobre a saúde do seu negócio. Para quem busca um diferencial competitivo, neste post você vai entender como a contabilidade pode te ajudar nesse processo!

Através da contabilidade você tem o conhecimento integral de tudo o que acontece na sua empresa. Trata-se de uma ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa.

A técnica contábil serve para o registro, controle e estudo das modificações de patrimônio. Também conhecida como escrituração, é aplicada por escritório contábil e atualmente aliada a soluções tecnológicas que garantem informações em tempo real.

Mas está enganado quem pensa que o objetivo da contabilidade se resume a tabular números e movimentações financeiras.

O profissional da contabilidade é essencial para o planejamento estratégico de empresas, independente do tipo e tamanho.

Confira as principais etapas desse trabalho:

  • Registro: levantamento completo da movimentação financeira
  • Organização: controle de acordo com o perfil do negócio
  • Demonstração: situação patrimonial, econômica e financeira
  • Análise: resultados que a empresa está apresentando
  • Acompanhamento: como a empresa está executando o planejamento

Só com as informações registradas pela contabilidade você pode conhecer o real valor do seu empreendimento e cada elemento que compõe o seu patrimônio. Dessa forma pode compreender por que obteve determinado resultado e como deve agir para evoluir.

Por exemplo:

Se precisa reduzir despesas e custos, o que realmente pode ser cortado ou substituído?

Em qual produto ou serviço oferecido pela sua empresa vale a pena investir esforço, tempo e dinheiro?

Esses dados, combinados a informações financeiras e de mercado, vão embasar o planejamento estratégico e até mesmo revelar características importantes sobre o seu negócio, que podem apontar novos rumos e oportunidades de ganho financeiro.

O empreendedor precisa compreender que a tomada de decisão deve estar atrelada ao conhecimento da situação financeira da empresa. E nessa hora, o contador é o profissional mais indicado para estar presente em diversos momentos e atuar em duas frentes importantes: controle e planejamento.

Entre tanta burocracia, legislações e cargas tributárias, se dar bem como empreendedor no Brasil é uma tarefa muito difícil. E a situação pode ficar crítica sem um acompanhamento adequado, neste caso de um escritório contábil e de profissionais da contabilidade atualizados.

Conheça as áreas de atuação da contabilidade e que tipo de profissional é ideal para o seu negócio:

A contabilidade é um campo bastante amplo e o profissional pode se especializar em diferentes áreas, de acordo com seus interesses e afinidades. Os empreendedores também podem escolher o contador com diferentes especialidades, a partir das demandas da empresa. Ou, então, contratar um escritório que possui profissionais com diferentes qualificações para atende-lo à medida que as demandas vão surgindo.

Assessoria contábil

Esse trabalho pode potencializar a decisão do empreendedor, uma vez que o contador avalia todos os detalhes da rotina do negócio para indicar o que pode contribuir para a empresa avançar financeiramente.

Análise financeira e econômica

Levantamento de dados relevantes que são apresentados ao dono da empresa com o objetivo de dar suporte ao planejamento e às decisões.

Contabilidade social

Avaliação do impacto das atividades da empresa na sociedade e se preocupada também com os recursos humanos, além do financeiro.

Perícia contábil

Elaboração de laudos sobre a situação contábil de empresas e organizações com prováveis problemas financeiros.

Auditoria

Análise de registros, livros e documentos para confirmar se a movimentação e registro das transações financeiras estão de acordo.

Agora que você entendeu qual o objetivo da contabilidade, que tal solicitar um diagnóstico gratuito para avaliar sua empresa e começar a correr menos riscos nos negócios?!

Agende agora mesmo um diagnóstico gratuito

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?

Qual o objetivo da contabilidade para a sua empresa?
Nota 5 com base em 2 pessoas.