Como abrir uma empresa de prestação de serviços

Sem dúvida nenhuma as empresas de prestação de serviços são a peça principal do quebra-cabeça da economia do país. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é a categoria que possui mais empresas registradas no Brasil.

A grande contribuição das empresas de prestação de serviços para a economia brasileira não é de hoje, isso ocorre há décadas.

No entanto, nos últimos anos, apesar da forte crise econômica enfrentada pelo país, esse segmento ganhou mais força.

Diante desse cenário em ascensão, as empresas de prestação de serviços se tornaram um chamariz para novos empreendedores. Também pudera, o setor de serviços conta com um leque de oportunidades para profissões e atividades.

Não sei se você está cogitando em abrir uma prestadora de serviços pela oportunidade ou pela necessidade, mas te aconselho a conversar com um contador para cumprir algumas formalidades imprescindíveis antes de abrir o seu próprio negócio.

Então nem preciso dizer que ter um bom contador instruído no momento de abrir uma empresa é de fundamental importância, certo?

Além disso, com os conhecimentos dele, evita-se sérios problemas e dores de cabeça lá na frente. 

Antes de mais nada, é aconselhado pesquisar informações básicas antes de empreender, como por exemplo consultar o nome empresarial.

Também é de extrema importância que você vá até a prefeitura para consultar onde será a base de sua empresa, a fim de se certificar como funciona os critérios da concessão do Alvará de Funcionamento para exercer as atividades.

E aí?

Está disposto a investir em uma empresa de prestação de serviços?

Então agora descubra como abrir uma.

O que é uma prestadora de serviços?

Antes de irmos para o passo a passo de como abrir uma prestadora de serviços, é importante que você entenda do que se trata uma empresa desse segmento. 

As empresas de prestação de serviços são de natureza jurídica (PJ), ou seja, todo lucro do negócio deve vir da fonte de prestação de serviços.

A prestação de serviços se caracteriza pela obrigação de fazer algum tipo de serviço para o cliente que contratou a empresa, que será remunerada ao final do trabalho realizado.

Essa categoria atrai muitos novos empreendedores a se lançarem no mundo dos negócios, pelo motivo de que não há o vínculo empregatício entre o prestador de serviços e o contratante.

Além disso, muitos optam por essa modalidade por não ter que pagar por encargos, como por exemplo o FGTS. 

Outro fator que leva muitos a abrirem uma empresa no setor de serviços é que qualquer pessoa, desde que seja especializada, sem obrigatoriedade de diploma, possa exercer algum tipo de atividade e estruturar um empresa de prestação de serviços.

Mas, como qualquer outra empresa, deve estar devidamente registrada nos órgãos competentes.

Como abrir uma prestadora de serviços em 9 passos

Vamos lá!

Você precisa ter em mente que o processo de abrir uma empresa é bem meticuloso.

Antes de começar a empreender, você deve cuidar dos seguintes pontos: 

  1. Viabilidade do nome empresarial
  2. Definição da estrutura jurídica
  3. Elaboração do contrato social
  4. Escolha do regime tributário
  5. Registro na junta comercial
  6. Liberação do CNPJ
  7. Expedição do Alvará de Funcionamento
  8. Realização de um plano de negócios 
  9. Análise das vantagens de terceirização

1. Escolha o nome

Profissionais que atuam na área técnica e em outras áreas que desenvolvem atividades regulamentadas podem abrir uma empresa de prestação de serviços.

Isso pode ser feito até por quem não presta serviços, mas é preciso que tenha um grupo de colaboradores apto para desenvolver o serviço. 

Os profissionais que se enquadram como autônomos também podem ser prestadores de serviços, até mesmo para se formalizarem.

No entanto, independentemente do caso, a primeira coisa a ser feita quando for abrir uma empresa de prestação de serviços é pensar no nome do negócio.

Se você já tem um nome em mente que deseja batizar a sua empresa, é preciso levantar se não há outro empreendimento com o mesmo nome e, principalmente, no mesmo segmento.

Para isso procure a Junta Comercial para fazer essa consulta. 

2. Defina a estrutura jurídica 

Outro passo é a escolha da natureza jurídica da sua empresa.

Há categorias que são recomendadas para quem trabalha sozinho ou tem apenas um funcionário, como microempreendedor individual, o MEI.

São formatos bem simples para quem está começando a empreender.

Mas antes é preciso averiguar em qual categoria se enquadra a sua empresa na modalidade de prestação de serviços. Além de outras particularidades como a presença de sócios ou não em seu empreendimento. 

3. Faça o contrato social 

Por falar em sócios… quando eles estão presentes em empresas de prestação de serviços é fundamental redigir um contrato social.

Recomendamos que um bom advogado realize esse contrato, a fim de cumprir todas as exigências que a lei solicita.

No contrato social deve constar, basicamente, como cada sócio vai ajudar para manter o negócio e quais são as responsabilidades.

É como se fosse um planejamento estratégico, visando o futuro da empresa, caso a sociedade não dê certo.

Nele deve constar todas as informações da empresa, como nome e data de fundação.

E lembre-se de registrar o documento nos órgãos oficiais.

→ Se você precisa de ajuda para constituição e regularização de empresas, ou reestruturação societária clique aqui.

4. Escolha o regime tributário

Outra questão a ser vista no momento em que for começar a empreender por meio de uma empresa de prestação de serviços é a escolha do regime tributário.

Isso vai depender do quanto a sua empresa pretende faturar anualmente. 

O MEI fatura até R$ 81 mil por ano. Acima disso já se enquadra como micro ou pequena empresa.

Repito!

Nessas horas é bom ter um contador ao seu lado para analisar melhor essa escolha, assim como outras decisões no momento da abertura da empresa.

5. Registre a empresa 

Depois de ter feito tudo isso acima, é hora de abrir a sua empresa legalmente.

É preciso registrar ela na Junta Comercial da sua cidade ou em um cartório de registro de Pessoa Jurídica.

No momento em que for feito o registro é preciso ter em mãos os documentos dos sócios, se solicitado. Quando o registro estiver pronto, você receberá um número de identificação do registro de empresa, necessário para obter o CNPJ.

6. Obtenha o CNPJ

Para obter o CNPJ é necessário acessar o site da Receita Federal e realizar o procedimento online. É possível informar, quando estiver preenchendo o formulário, a atividade exercida pela empresa.

7. Solicite o Alvará

Conseguir o Alvará de Funcionamento é uma das últimas etapas ao abrir uma empresa de prestação de serviços.

Para obter esse documento é preciso apresentar na prefeitura o registro da Junta Comercial, além do CNPJ e Contrato Social.

Na prefeitura uma nova papelada deve ser preenchida, anexando os laudos da vistoria realizada no local onde será a base da empresa.

Com isso, você consegue a Inscrição Municipal e sua empresa estará pronta para abrir as portas.

8. Faça o plano de negócios

Para quem está começando a empreender, o plano de negócios é perfeito, pois ele dá uma direção para onde a empresa precisa caminhar ao executar suas atividades.

Por isso, é necessário definir um público-alvo, equipe de funcionários e financeiro. 

O plano de negócios deve conter a estratégia de marketing, não só em termos de publicidade, mas nos outros meios que a sua empresa vai atuar, seja pela internet ou através de parcerias.

9. Decida sobre as terceirizações

A terceirização é vista pelo mercado com uma área bem estratégica. Isso porque, muitas empresas recorrem à terceirização de parte dos serviços para manter a cartela de clientes. 

Porém, recentemente ocorreram algumas mudanças na Lei da Terceirização. A norma trouxe significativas mudanças para as relações de emprego, regulamentando essa forma de contratação.

É preciso que você se informe bem para se certificar se o perfil da sua empresa realmente pode tirar proveito desse modelo.

Sair do mundo informal gera vários benefícios aos empreendedores. 

Depois desse grande passo é hora de olhar para o mercado e levantar informações de como empreender e realizar uma boa gestão da sua empresa de prestação de serviços.

Lembre-se sempre: não importa o nicho de atuação de uma empresa, para sobreviver e evoluir em um mercado tão competitivo é preciso ter sistema de gestão empresarial eficiente.

Se você já esclareceu suas dúvidas sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços, curta nossa página no Facebook para encontrar mais conteúdos valiosos que vão te ajudar a empreender com segurança.

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?