Conheça os tipos de holding existentes e mais utilizados no Brasil

Pura, mista, empresarial, setorial, familiar ou patrimonial.

Existem diversas definições a respeito dos tipos de holding existentes no Brasil. Independente disso, reunimos aqui todas classificações que você deve conhecer para dominar esse assunto.

Se você tem dúvidas sobre esse conceito, a gente ajuda: 

Em linhas gerais, uma holding nada mais é que uma sociedade que participa de outras sociedades por meio de cotas ou ações em seu capital social. 

> Descubra para que serve uma holding

É importante destacar que uma holding é uma empresa como outra qualquer, podendo ser uma sociedade anônima, limitada ou empresa individual. 

Sendo assim, isso quer dizer que ela deve ser constituída conforme um tipo societário definido, porte e complexidade. 

Tipos de holding e suas principais características

Holding pura

Tem como objeto social a participação no capital de outra sociedade, ou seja, o propósito exclusivo de ser titular de cotas de ações para gerenciar e orientar as políticas da empresa. 

Porém, não realiza nenhum tipo de operação e se vale de receitas não tributáveis para pagar as despesas dedutíveis.

Por conta disso, neste tipo de holding as mudanças internas são facilmente implementadas.

Holding mista

É o tipo de holding mais usado no Brasil em função dos benefícios administrativos e tributários que oferece, como a possibilidade de poder gerar receitas tributáveis para despesas dedutíveis.

Além de ser constituída para participar do capital social de outra empresa, a holding mista exerce a exploração de outras atividades empresariais, como prestação de serviços civis e comerciais.

Holding administrativa 

É a holding constituída com o objetivo de aperfeiçoar e otimizar o controle empresarial, substituindo legalmente os sócios, tornando-se responsável pelas decisões e gestão.

Além de profissionalizar o gerenciamento da empresa, protege a identidade dos sócios, que deixam de constar do quadro social.

Holding imobiliária

É um segmento específico de sociedade patrimonial, constituída com o objetivo de ser proprietária de imóveis, inclusive para locação.

Holding de controle

Utilizada para deter o controle societário de uma ou mais sociedades, como forma de garantir o gerenciamento do próprio negócio, mesmo com a entrada de terceiros.

Esse tipo de holding impede o acionista majoritário de ter dificuldade de consenso nas decisões, bem como de encontrar problemas com parcerias ou regimes de casamento.

Holding de participação

Trata-se de uma sociedade constituída para centralizar a gestão de outras sociedades, definindo planos, orientações e metas.

Normalmente a holding de participação assume a administração de participações societárias minoritárias, quando o acionista não demonstra mais o interesse de se envolver ativamente nas decisões da corporação. 

Holding setorial

Como já diz o nome, a holding setorial agrupa diversas sociedades conforme objetivos comuns, como industriais, comerciais, rurais, financeiros, entre outros. 

Uma informação importante: é sempre liderada por uma empresa que seja especializada no segmento em questão, por isso o nome.

Holding derivada

O nome caracteriza o aproveitamento de uma empresa já existente para se transformar em uma holding. 

Economicamente se mostra como uma situação interessante, principalmente se a empresa em questão possuir bens imóveis de valores consideráveis.

Holding piloto ou afa

Esse tipo de holding serve para nortear os princípios básicos dos procedimentos entre os sócios, mediante acordo societário escrito e registrado.

Holding isolada

Só entra na constituição desse grupo de empresas por necessidade de negociações ou entrada de sócios externos.

Holding em cadeia

Esse tipo de holding existe no caso de menor investimento em decorrência de subscrição ou simplicidade no investimento.

Holding em estrela

Surge na medida em que o histórico familiar vai se desenvolvendo ou da diversificação do grupo.

Holding aberta

Normalmente esse tipo de holding é utilizado para captação de investimentos de terceiros ou globalização, quando necessário.

Holding nacional

Termo que define a holding situada em território brasileiro.

Holding internacional 

Simplesmente porque tem domicílio no exterior.

Holding familiar

Tem o propósito de separar grupos familiares para simplificar a administração das operadoras e evitar que conflitos interfiram na empresa. 

A holding familiar ajudar a poupar brigas e depreciação da empresa.

Holding patrimonial

Sociedade constituída para ser proprietária de determinado patrimônio, por isso a holding patrimonial também é conhecida como administradora de bens.

Normalmente é constituída pelo detentor de patrimônio para antecipação da herança. Ele transfere para a holding todos os bens e direitos e doa as cotas da empresa aos herdeiros.

Existem outras situações em que essa holding é constituída para facilitar a gestão do patrimônio de famílias que possuem muitos bens.

Nesse caso, a holding pode atuar na locação, compra e venda dos imóveis.

Para saber mais sobre os tipos de holding sugerimos ainda dois livros sobre o tema:

Conseguiu entender sobre os tipos de holding?

Se você quer saber mais sobre o planejamento tributário de uma holding envie agora uma mensagem com sua dúvida.

Tags:

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?