Posso fazer minha declaração de imposto de renda por conta própria?

Março está aí e, como acontece todo ano, surge a dúvida: posso fazer minha declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF) por conta própria? Ou seria melhor buscar um contador para fazê-la para mim? Se você se identifica com essa questão, veja a seguir as vantagens de cada uma destas opções.

Afinal, eu mesmo posso fazer minha declaração de imposto de renda?

Sim, todo contribuinte pessoa física pode fazer sua própria declaração. A Receita Federal não exige que seja feita por um contador, como o faz para as pessoas jurídicas em geral. Assim, se sua declaração é simples, com poucas informações e você se sente seguro, sem dúvidas sobre como prestar as informações, pode fazer sua própria declaração de imposto de renda sem nenhum problema.

Quando é indicado procurar um profissional?

Contudo, caso surjam dúvidas, ainda que aparentemente pequenas ou sua declaração seja mais complexa, é indicado que você busque um profissional qualificado para fazer esse trabalho por você. Isso porque, mesmo os pequenos erros podem trazer dores de cabeça e estresse, que poderiam ser facilmente evitados caso a declaração fosse feita por um contador experiente. Veja alguns exemplos:

  • perda de tempo, caso perceba que errou e tenha que fazer uma retificação;

  • pagamento de multas e juros, caso se esqueça de declarar algum rendimento ou mesmo caso o faça de maneira equivocada e acabe caindo na malha fina;

  • prejuízo, caso acabe deixando de declarar alguma despesa que poderia ser abatida no cálculo do imposto.

E como identificar se minha declaração é simples ou complexa?

Declarações Simples

Não há uma regra pré-determinada, mas, em geral, são consideradas simples as declarações de pessoas que possuem apenas uma fonte de renda, sem dependentes e pouca ou nenhuma despesa dedutível (como despesas com médico). Isso porque, ela basicamente terá que repetir as informações que receberá por meio do Informe de Rendimentos.

Declarações Complexas

Por outro lado, quando a pessoa possui muitas fontes de renda, incluindo aplicações financeiras, dependentes e despesas dedutíveis, ou ela tenha realizado operações de compra e venda de bens, que deram origem a ganhos de capital, é recomendável que procure um contador de confiança. O mesmo vale para os casos em que pessoa possui bens no exterior, pratique atividades na bolsa de valores ou exerça atividade rural.

Note que mesmo que não opte pela declaração completa, porque não possui despesas dedutíveis, a declaração ainda pode ser complexa em razão da quantidade e da disponibilidade de dados, que devem ser informados.

Além do mais, se você é um profissional liberal, é indicado procurar um profissional em função da complexidade das informações que devem ser prestadas. Especialmente, porque são obrigados a fazer o livro-caixa, que inclui a contabilidade de rendimentos e despesas dedutíveis, específicas para sua atividade.

Também será complexa sua declaração se você é um microempreendedor individual (MEI). É que o fato de ser uma empresa, ainda que extremamente simplificada, pode acabar gerando dúvidas sobre como informar os rendimentos, que recebe como seu titular.

Depois de solucionar a sua dúvida (quando posso fazer minha declaração de imposto de renda?), e caso chegue à conclusão de que precisa de um contador, fique à vontade para entrar em contato com nossa empresa.

Tags:

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?