Como um escritório de contabilidade pode fazer o seu negócio decolar

Será que meu negócio realmente necessita de um contador?

Qual o objetivo da contabilidade para minha empresa?

Mais cedo ou mais tarde essas questões passam pela cabeça de quem empreende ou vive algum “perrengue” e está pensando em contratar um escritório de contabilidade.

E as dúvidas começam porque ainda existe o mito de que o profissional da contabilidade cuida das contas, tabula dados e emite guias.

Dá pra dizer que o básico ainda é uma tarefa da profissão, mas de uns tempos pra cá o contador é muito mais valioso como parceiro estratégico, capaz de auxiliar nas questões burocráticas, mas também ajudar na tomada de decisão e planejar o crescimento do seu negócio.

Então se você desconhece tudo o que um escritório de contabilidade pode fazer pelo seu negócio e o potencial do serviço contábil para empresas comece agora a mudar sua forma de pensar!

Ainda mais se você:

  • Sofre para fechar contratos e negociar preços justos
  • Não sabe lidar com a inadimplência, que só cresce
  • Tem dificuldade para atingir um equilíbrio financeiro
  • Precisa apelar para valores absurdos ao fechar negócio

Se você pretende abrir uma empresa prepare-se para encontrar detalhes que talvez você desconheça. Entre eles objetivos, área de atuação, constituição societária, tipo jurídico, localização, capital social, planejamento financeiro, contrato ou estatuto social.

O contador deve estar presente nesse momento para ajudar a definir os procedimentos, licenças e autorizações que você precisa obter ao registrar a empresa.

Que tal rever o planejamento tributário da sua empresa?

Afinal, ninguém quer pagar mais imposto do que necessita.

A primeira vista pode parecer, mas nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção e um escritório de contabilidade pode auxiliar com uma análise detalhada para confirmar o enquadramento ideal para o seu negócio.

A partir daí, chegou a hora de organizar a casa. E aqui estamos falando de controle e fluxo.

A falta de controle financeiro é um dos maiores inimigos do tão cobiçado ponto de equilíbrio. E isso começa desde a desorganização geral, atraso nos pagamentos, não separação das finanças pessoais e da empresa (Pessoa Física e Pessoa Jurídica) e inadimplência.

O contador age aqui na gestão financeira, buscando sempre aumentar o faturamento e melhorar os resultados. Aliado a um financeiro organizado, o contador pode auxiliar o empreendedor a compreender o fluxo de caixa e enxergar a frente. Na prática, entender com base em dados reais o que é preciso mudar e o que é possível realizar.

E se a necessidade justificar um empréstimo ou financiamento, taí um bom motivo para você contratar um contador. Com a contabilidade organizada e estruturada fica muito mais fácil tomar essa decisão, mas solicitar tudo ao banco é outra questão.

O profissional da contabilidade auxilia com documentos e relatórios contábeis essenciais para obtenção de crédito, conforme a necessidade de cada banco ou instituição financeira, como Demonstração do Resultado do Exercício ou Balanço Patrimonial.

Isso só é possível se você e sua empresa estão com a contabilidade em ordem!

E isso também quer dizer: estar em dia com o fisco!

É bem comum donos de empresas esquecerem, atrasarem ou nem sequer terem conhecimento de todas as obrigações acessórias e o prazo de pagamento. Esse é um serviço básico de escritórios de contabilidade, mas não deixa de ser menos importante.

O contador também participa do momento menos desejado por empreendedores, mas ainda assim inevitável em certos casos: encerramento da empresa. É ele quem vai indicar o que fazer para fechar a empresa, quais são os prazos e as exigências.

Agora um serviço que pode definitivamente evitar que você precise fechar as portas: planejamento estratégico!

O contador pode, deve e talvez seja um dos profissionais mais indicados para realizar esse trabalho.

E essa etapa abrange:

  • Balanço patrimonial
  • Análise de metas
  • Definição de objetivos
  • Estudo de mercado
  • Avaliação do retorno financeiro
  • Criação de plano de ação

Fazendo esse trabalho você se torna muito mais assertivo na sua tomada de decisão.

Chega de trabalhar para pagar as contas!

Comece a focar em melhorar o desempenho e aumentar os resultados da sua empresa.

A sua jornada como empreendedor pode ir muito além do que sobreviver no mercado e o contador pode mostrar qual é o melhor caminho rumo ao sucesso.

Quer saber mais sobre algum desses serviços e descobrir tudo o que um bom escritório de contabilidade pode fazer pelo seu negócio?

Entre em contato agora mesmo com nosso time e solicite um diagnóstico gratuito para avaliar a saúde da sua empresa!

Agende agora mesmo um diagnóstico gratuito

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?

Como um escritório de contabilidade pode fazer o seu negócio decolar
Nota 5 com base em 2 pessoas.