Em uma empresa se não houver cooperação dificilmente um trabalho será realizado com eficiência e qualidade. É necessário que as pessoas envolvidas em um projeto trabalhem em sintonia e passem a agir da mesma forma para que alcancem um objetivo comum. E isso é de grande importância para as companhias que enfrentam processos de incorporações e fusões. Quando esse trabalho em consonância acontece, uma empresa tem muito a ganhar. Assim, a sinergia empresarial é bastante importante para favorecer essas negociações empresariais.
O que é sinergia empresarial
De uma forma geral, podemos determinar seis pontos cruciais que definem a sinergia empresarial: cooperação, respeito, lealdade, comprometimento, união e foco. Alguns desses conceitos já são esperados dos bons profissionais, mas para que se tenha um ambiente sinérgico é esperado boa capacidade de atuação em equipe e um foco voltado para o sucesso das ações da empresa.
Assim, a sinergia empresarial configura em um diferencial estratégico para uma companhia frente aos seus concorrentes, além de garantir o bom ambiente em momentos complexos como as incorporações e fusões. Quando todos os setores das empresas envolvidas nesses processos trabalham em conjunto, somando forças para o cumprimento de metas, fica muito mais fácil superar desafios, enfrentar problemas e assegurar uma boa transição entre diferentes metodologias de trabalho e visão de negócios.
O papel do gestor
Podemos afirmar que a sinergia só é alcançado quando os funcionários de uma organização trabalham em sintonia. Se eles não conseguem somar os esforços o trabalho acaba sendo dificultado e perde qualidade. Neste sentido, os gestores das empresas exercem um papel fundamental ao estimularem os colaboradores e incentivar que eles desenvolvam o trabalho cooperativo. Esse é o papel que se espera dos líderes.
Essa motivação deve partir de cima para baixo. Os colaboradores devem perceber que as pessoas em cargos chave nas empresas conseguem trabalhar juntas, de maneira cooperativa e integrando as suas equipes de trabalho em busca de uma transição pacífica e que favoreça a nova realidade das companhias. Diante dessa dinâmica, é perfeitamente aceitável que os gestores exijam de seus funcionários o mesmo comprometimento e forma de agir. É o início de um ambiente em que acontece a sinergia empresarial.
Além disso, os líderes devem ter a capacidade de perceber os talentos e habilidades de seus colaboradores e uni-los de acordo com elas. Montar equipes em que se tenha algumas pessoas boas em planejamento e outras em execução prática, por exemplo, é uma forma de agregar habilidades complementares e estimular o trabalho cooperativo, pois se não estiverem em sintonia o projeto pode ser prejudicado.
Negociações empresariais
No mundo empresarial é comum as negociações que resultam em aquisições de novas companhias. Quando isso acontece é necessário coordenar trabalhos que resultam na fusão ou incorporação de um negócio por uma nova empresa. Esses processos podem ser bastante complexos e para que ocorra tudo bem é necessário que os profissionais e equipes envolvidos trabalhem em sintonia, de maneira colaborativa e com o objetivo de alcançar os melhores resultados. Com isso é possível estabelecer um bom ambiente e assegurar a qualidade da transação – o que futuramente irá beneficiar o negócio.
Contar com equipes bem integradas aumenta bastante as chances de garantir essa boa transição, ou seja, a sinergia empresarial é excelente caminho para se buscar um trabalho exemplar, adaptar os processos e ser eficiente em um momento de certa forma conturbado. A sinergia empresarial é um mecanismo para garantir incorporações e fusões sem que os negócios das empresas envolvidas sejam prejudicados.
Já passou por negociações empresariais? Ou sua empresa está envolvida em um momento de transição? Ao se preparar para esse momento levou em consideração sinergia empresarial? Compartilhe um pouco da sua experiência conosco.
Juliano Terribele