11 tendências empresariais para ficar de olho

As inovações e os avanços na área de tecnologia são grandes influenciadores nos processos de gestão. Segundo Rui Serapicos, sócio e gerente da CIOnet de Portugal: “Nunca se falou tanto sobre a importância da inovação nas empresas e de se promover uma cultura da inovação para propiciar uma experiência superior ao consumidor. A necessidade de inovar nas empresas já é assumida como premissa para todo o resto, e cada vez mais, os conceitos de inovação, tecnologia e criação de valor se fundem”.

Por isso, confira 11 tendências empresariais que prometem mudar muita coisa a partir deste ano, do ponto de vista da estratégia digital e do negócio!

Tendências na esfera dos modelos de negócio B2B – Business to Business:

1. Software Define Anything (SDx)

A tendência é que as empresas passem a adotar soluções de um sistema emergente que se baseia em um software que interliga dispositivos bem diferentes com origem em redes e plataformas.

2. Data Science as a Service (DSaaS)

As empresas abordarão também, com exclusividade, uma análise de dados a partir de modelos SaaS, que se trata basicamente da utilização de sites com computação em nuvem (como o Google Docs, o Photoshop.com e o Free PDF Converter, por exemplo). Isso aumentará a eficiência do serviço, a produtividade do desenvolvedor e irá melhorar o atendimento ao cliente.

3. Wearables in the Field (WiF)

A mobilidade continuará tendo um papel fundamental e será cada vez mais inserida no cotidiano, principalmente com os wearables (que são dispositivos corporais de computação que permitem conexão com as equipes exteriores, com a empresa e com os clientes).

4. Internet of Nano Things (IoNT)

A comunicação será potencializada tanto do lado de dentro, como do lado de fora das empresas, contando com redes de “nano-objetos” que possuem uma tecnologia que permite comunicar, interagir e sentir mutuamente, criando canais de comunicação multidirecionais.

5. Impressoras 3D nas empresas

A impressão tridimensional passará a ter um grande predomínio no ambiente corporativo devido ao seu uso amplamente diversificado, com potencialidades e funções já descobertas e ainda por descobrir. A impressora 3D pode apresentar para as empresas uma economia de até 96% nos custos de produção de peças, além na economia de tempo, já que algumas peças tinham de ser esculpidas.

Tendências na esfera dos modelos de negócio B2C – Business to Consumer:

6. Location-Prompted Promotions (LPP)

O setor de vendas irá investir em apresentar promoções com base na localização do cliente, tornando suas campanhas muito mais eficientes.

7. Interactive Window Shopping (IWS)

Também no setor de vendas, surgirão tecnologias interativas visando otimizar a experiência do consumidor, inserindo novas funcionalidades e uma interatividade nunca antes vista. A Adidas, empresa mundialmente famosa de calçados e esportes já faz uso dessa tecnologia. Se trata de uma vitrine interativa, a qual o cliente consegue se conectar através de seu smartphone. Assim o cliente pode comprar com muito mais agilidade e ainda compartilhar seus itens favoritos nas redes sociais!

8. Mobile Health (HM)

Na área da saúde serão adquiridos contornos mais móveis, com dispositivos, sistemas e infraestruturas que tornem possível acompanhar remotamente os pacientes monitorando seu desempenho físico através de smartphones e dispositivos corporais (wearables).

9. Mood Sensitive Tech (MST)

Trata-se de uma tecnologia que é capaz de analisar o comportamento do consumidor e o seu estado emocional, para os mais diversos fins.

10. Dronevertising

Os drones que estão cada vez mais populares passarão a ser utilizados também para a publicidade, de maneira nunca antes vista.

11. Hiperconnected Vehicles

Mais uma tendência é a de que finalmente aconteça a tão esperada chegada dos veículos conectados: tanto os de transporte privado como os de transporte coletivo passarão a ser customizados em função das necessidades de informação e comunicação dos consumidores e cidadãos.

A inovação nas empresas se tornou um fator importantíssimo e muito discutido, pois inovar é indispensável para que as empresas possam oferecer serviços de qualidade cada vez maior aos seus consumidores.

E aí em sua empresa, tem havido inovação nos últimos tempos? Quais dessas tendências empresariais você implantaria em sua empresa? Se quiser enviar um e-mail para trocarmos uma ideia, fique a vontade.

Por Juliano Terribele

Tags:

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?