Uma empresa atrai o interesse do investidor devido à sua performance no mercado, o que é natural, afinal, ele busca obter um retorno do capital investido. Desta maneira, você sabe o quanto vale a sua empresa?
Encontrar a resposta para esta pergunta é muito mais do que apenas somar tudo o que a sua empresa possui. Ao tentar respondê-la, deve-se levar em conta o seu potencial de crescimento e o risco de mortalidade do seu negócio.
Infelizmente, não existe uma conta simples e exata, pois a questão envolve variáveis subjetivas e que podem ser interpretadas de maneiras diferentes de acordo com cada investidor.
Nesse post, vamos te ajudar a entender o quanto vale a sua empresa!
O que é o valuation?
Valuation é o processo utilizado para se estimar o valor de uma empresa de forma sistêmica, usando um modelo quantitativo. Essa referência envolve variáveis subjetivas como a percepção de mercado e da lógica das decisões do empresário.
O valuation é importante, pois é através dele que você pode compreender o quanto vale a sua empresa. Assim como ele analisa os pontos que valorizam o seu negócio, ele também verifica aqueles que desvalorizam. Isso permite que você possa enxergar possibilidades de mudanças.
Outra vantagem que o valuation apresenta é a possibilidade de você negociar o percentual de participação de novos investidores de forma mais justa, uma vez que você conhece o montante a ser investido e o real valor de sua empresa no mercado.
Como calcular?
O primeiro passo é levantar todas as informações pertinentes às finanças de sua empresa e colocá-las em uma planilha, como o fluxo de caixa completo, o que irá gerar uma projeção das receitas, custos e investimentos futuros. A estas informações deve ser somado o balanço patrimonial da empresa de forma detalhada, expurgando o que não faz parte da operação.
O segundo passo é definir a taxa de desconto, devendo se basear nos riscos da empresa e nas oportunidades de investimento possíveis. É fundamental ter em mente que os investidores consideram taxas de descontos mais altas para se proteger de possíveis incertezas que o negócio possa gerar.
Por último, é preciso trazer os valores da projeção para o tempo presente e somá-los com as demais informações já coletadas. Importante cuidar com relação ao período de avaliação (período previsível no fluxo de caixa) e não deixar de considerar o valor da perpetuidade (pós período previsível), significativamente relevante no valor da empresa.
Qual é o valor exato da minha empresa?
Como afirmamos anteriormente, este é um cálculo com um alto nível de complexidade e deve ser realizado com muita atenção e cuidado. Ele não trará um resultado 100% exato, pois envolve variáveis subjetivas como análises de mercado e de setor, que exigem um alto nível de experiência e que são uma parte fundamental no resultado final do cálculo.
O planejamento orçamentário é uma ferramenta importante na avaliação da empresa e mais do que isso, permite o empresário a planejar para aumentar seu valor. O mais indicado é que, todos os empresários que desejam saber o quanto vale a sua empresa, contratem uma consultoria especializada neste tipo de procedimento, a fim de obterem um resultado especializado e exato.
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Juliano Terribele
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