Planejamento orçamentário: 5 erros que você deve evitar

Realizar um planejamento orçamentário não é uma tarefa fácil e, exatamente por isso, muitas empresas costumam errar na hora de realizar essa atividade de forma adequada.

Para que essas falhas não atrapalhem bastante o futuro de sua empresa, listamos abaixo os erros mais comuns cometidos nesse procedimento. Quer saber que erros são esses? Então, continue lendo esse texto e confira nossas dicas.

Fazer o planejamento orçamentário com pressa

Já dizia o ditado que a pressa é a inimiga da perfeição! Poucas máximas da nossa sociedade são tão verdadeiras quanto essa e, quando falamos de números, orçamentos e planejamentos, essa frase popular não poderia ser ainda mais adequada.

Um orçamento é um documento altamente complexo, o qual engloba diversos setores de uma empresa e lida com muitas métricas financeiras. Por isso, um documento tão complicado assim não pode ser feito com pressa. Fazê-lo sem a atenção redobrada vai resultar, sem dúvidas, em um documento falho e que prejudicará, decisivamente, os planos e o futuro da sua empresa.

Tratar todos os departamentos e setores da mesma forma

Outro erro que acontece, ao se realizar um planejamento orçamentário, está em tratar todos os departamentos e setores da empresa da mesma forma. É certo que cada departamento possui suas próprias necessidades e tem, também, sua própria capacidade de gerar recursos e soluções.

Portanto, não é saudável para o seu orçamento tratar cada setor como se fosse igual aos outros. Isso, certamente, vai causar desequilíbrio e prejuízos para a sua empresa em longo prazo.

Centralizar a tomada de decisões e não envolver outras pessoas

Um erro clássico na hora de planejar o orçamento de uma empresa envolve o que chamamos de centralização da tomada de decisões. Isso quer dizer, na prática, uma única pessoa ou setor ficar responsável por decidir o orçamento sem envolver outros colaboradores e setores da empresa.

Essa atitude, apesar de ser considera normal, em certos ambientes, é prejudicial, pois gera um orçamento que ignora as necessidades e relações próprias dos demais setores da empresa, além de limitar a qualidade do orçamento ao potencial e conhecimento de um único funcionário. Repense essa atitude e analise contratar uma consultoria para fazer uma avaliação mais sólida.

Não revisar periodicamente seu planejamento orçamentário

Uma das principais leis do planejamento orçamentário é que um orçamento não deve ser “escrito em pedra”. Claro que é extremamente importante seguir o que está previsto no orçamento, mas o próprio documento é fruto de um debate entre o sonho e a realidade, entre o ideal e o possível.

Não importa se o orçamento da empresa prevê que algo aconteça se eventos exteriores impedem esse algo de acontecer. O importante é que o orçamento preveja um caminho para que o ideal se concretize através da realidade, possibilidade e legalidade.

Portanto, o seu planejamento orçamentário pode e deve ser revisto periodicamente, especialmente quando falamos de planejamentos em longo prazo.

Não ter objetivos, metas e meios de produção bem definidos na hora de planejar seu orçamento

Um erro muito comum, realizado por muitos empresários (normalmente iniciantes) na hora de fazer o planejamento do seu orçamento, é não definir com clareza seus objetivos, metas e como alcançar esses intentos. Nesses moldes, o orçamento acaba ficando incompleto e nulo, em sua própria natureza, já que ele serve como um planejamento financeiro de comportamento da empresa, visando alcançar um objetivo específico. Se esse objetivo não está bem estruturado, então não se pode alcançá-lo.

Outro ponto, é que não basta definir bem o objetivo (exemplo: “Crescer 5% nesse ano”) e não determinar como se vai alcançar esse objetivo. Claro que o que está escrito em um orçamento não é imutável, mas, deve-se planejar alguma maneira de atingir essa meta, dentro do que é esperado de maneira razoável (continuando o exemplo: “cortando gastos em 2 setores e convertendo esses recursos para aumentar a rede de distribuição, trazendo, assim, mais vendas”).

Esses são os erros mais comuns cometidos na hora de realizar um planejamento orçamentário. Por isso é tão importante que as empresas que queiram se destacar no mercado tenham consciência do peso que isso tem na saúde de suas empresas e possam contar com o auxílio de uma equipe de consultoria profissional para trabalhar com suas questões de contabilidade.

Se esse post foi útil, compartilhe nas suas redes sociais para que possa servir de ajuda para ainda mais pessoas!

Se quiser trocar uma ideia, mande um e-mail para conversarmos.

Juliano Terribele

Tags:

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?