Um orçamento nada mais é do que um plano com metas financeiras projetadas na forma de números, tudo para que seja possível a identificação de tendências futuras. Os aspectos econômicos, financeiros, patrimoniais e as atividades de uma entidade devem ser considerados. O planejamento orçamentário, além de projetar o futuro, deve identificar as metas de uma entidade para períodos vindouros. Confira abaixo algumas perguntas estratégicas para fazê-lo da melhor forma.
Quais planos devem ser considerados?
O planejamento orçamentário deve ser concebido com base no todo de uma empresa, considerando todos os setores e os respectivos planos que existem para cada uma delas. Mas antes de ter um instrumento finalizado, ele deve ser iniciado internamente em cada setor para ser depois consolidado.
Dessa forma, o plano do setor operacional, no caso de fábricas, deve identificar se há espera de aumento ou de diminuição de demanda, além de eventuais necessidades de maquinário e de pessoal da área produtiva.
Passando para o setor de TI, a análise se passa na estrutura tecnológica e pessoas, segue entre os mais diversos setores de uma entidade. Chegando aos setores de publicidade e propaganda, ela engloba a definição de estratégias para a divulgação da marca e dos produtos e o setor de recursos humanos, definindo metas ligadas ao treinamento e ao desenvolvimento do pessoal.
O ideal é que o planejamento orçamentário seja anual e que a base mensal seja evidenciada para posterior comparação seja possível e facilmente realizada conforme o tempo for passando.
Como controlar e revisar os planos?
Com a definição das metas para cada setor mês a mês, é consolidado o planejamento orçamentário da empresa toda. Conforme o ano for passando, as metas vão sendo ajustadas e revisadas para que não se busquem metas inatingíveis.
Embora seja necessária revisão, esta deve ser realizada de maneira muito singela pois, se for alterado o plano inicial, de nada terá adiantado todo o trabalho na sua criação. Portanto, evite ao máximo alterar as metas orçamentárias, apenas se preocupando com a comparação entre o que foi planejado e os resultados alcançados.
Quando começar a se preocupar?
O ideal é que, a partir do mês de setembro, o planejamento orçamentário para o ano seguinte já comece a ser uma preocupação. Ele deve considerar o ano inteiro seguinte e todos os setores da empresa.
Dessa forma, mês a mês os responsáveis por cada departamento se reunirão e apresentarão seus resultados obtidos, comparando-os com o que foi estabelecido previamente no planejamento orçamentário.
Eventuais desvios são aceitos, até a ordem de 5% para mais ou para menos. No caso de desvios superiores a estes patamares percentuais, justificativas deverão ser apresentadas para a direção da empresa.
O planejamento orçamentário não é a única ferramenta estratégica para uma entidade, mas se apresenta como uma das principais, pois abarca todos os setores e um período sugerido de um ano, o que permite o acompanhamento por parte dos gestores de maneira muito mais efetiva.
Além disso, traz uma visão não somente departamental da empresa, mas também dela completa, pois permitirá que sejam analisados resultados setorizados e gerais, identificando setores mais eficientes e aqueles com mais falhas de execução.
Gostou do texto? Se você ainda estiver com dúvidas sobre o planejamento orçamentário, envie um e-mail com seus comentário que te ajudaremos com o maior prazer!
Por Juliano Terribele
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