A relação entre Planejamento Orçamentário e o Management Cockpit

Dois fatores decisivos para o dia a dia de uma empresa e para o seu crescimento são o planejamento estratégico e a gestão das finanças. E, para que ambos sejam ainda mais eficazes e tenham bom andamento, o planejamento orçamentário e o management cockpit devem conjuntamente dar suporte a eles.

Assim, a gerência do negócio é feita por um gestor com visão exata e fidedigna à realidade do empreendimento. Isso o leva a acertar no momento de tomar decisões, planejar e trabalhar observando recursos e obrigações.

Vamos mostrar agora o que são esses conceitos e como eles se relacionam para o crescimento empresarial. Confira!

Planejamento orçamentário

Abrangendo também recursos acumulados anteriormente, esse é o plano da empresa — geralmente anual — para gestão e organização de receitas e despesas no período. O planejamento orçamentário dá ao gestor uma estimativa do resultado da empresa em curto prazo e para o fim do exercício, além do lucro acumulado.

E também esclarece o impacto dos custos nos resultados. Assim, ele tem base sólida para ser coerentemente permissivo em investimentos ou para cortar despesas já prevendo um cenário ruim.

Management cockpit

Essa plataforma tem a competência de gerir o desempenho da empresa através de gráficos segmentados e integrados. Com o management cockpit, cada departamento ou campo importante do negócio tem metas definidas e a cada uma delas são atribuídos indicadores de performance (KPI).

Na análise, os resultados obtidos são verificados para que se saiba se os setores e números tiveram os objetivos alcançados. E as respostas são integradas no intuito de se constatar a influência de cada uma sobre as outras e ter uma visão geral de desempenho.

Relação entre as ferramentas

Mesmo sendo conceitos diferentes e que agem de formas distintas, os dois devem ser atenciosamente executados e incorporados. Enquanto o planejamento das finanças prevê resultados, despesas, receitas e possíveis investimentos ou cortes, os painéis com KPIs verificam o andamento e o sucesso de processos e do negócio em geral.

Então, como uni-los?

Por exemplo: pode se ter como resultado da análise do orçamento uma possibilidade de maximização do lucro, registro de crescimento em relação ao ano anterior — ao invés de estagnação. Para isso, as metas de geração de oportunidades de negócio do setor de marketing podem ser elevadas, com seus indicadores de desempenho direcionados para essa verificação. E o aporte para que o departamento tenha mais recursos para trabalhar pode vir de um investimento que não traga risco à empresa, verificado no planejamento orçamentário.

No final de todo esse processo — e durante ele —, os painéis podem constatar se realmente houve mais oportunidades, como isso auxiliou o setor de vendas, se elas foram fechadas, e o quanto se multiplicou de receita. Por consequência, o planejamento orçamentário abrange esses valores e é movimentado, gerando outros resultados e previsões.

Conceitos aliados ao planejamento estratégico

O direcionamento dos rumos da empresa é influenciado diretamente por essas duas ferramentas. Por ele fazer o plano e o monitoramento das ações da empresa, o management cockpit encaixa-se de forma a somar, com seus KPIs e metas segmentados e integrados.

Nessa relação, além de se planejar ações e monitorá-las, é possível obter a performance de cada setor envolvido conjunta e separadamente, e ainda constatar como cada um influenciou nos números dos outros, por exemplo. Foi o que vimos acima.

E, nessa hipótese, havendo necessidade de investimento ou corte de despesas, o planejamento orçamentário dá o suporte para que o gestor avalie as possibilidades e, se necessário, faça mudanças no plano de ações e processos.

A conclusão que temos é que os dois conceitos são necessários e devem evoluir conjuntamente na gestão do negócio. Pois as respostas de ambos se complementam e auxiliam o responsável pelo empreendimento no momento de ter uma boa e clara visão da situação, projetar finanças e trabalho, estimar crescimento ou reagir para redução de impacto negativo.

Sua empresa tem um planejamento orçamentário e faz management cockpit? Descobriu a necessidade de colocar em prática esses conceitos? Compartilhe suas percepções ou dúvidas conosco!

Juliano Terribele | juliano@ebcon.com.br

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos!

Tags:

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?