Entenda quando, por que e como calcular o valor de uma empresa

Você sabe qual é a importância de saber como calcular o valor de uma empresa?

Então imagine quão desconfortável é estar frente a frente com um comprador na mesa de negociação e não saber se está vendendo sua empresa pelo preço justo.

Ou se você for comprador e não ter ideia se está pagando a mais pelo negócio. 

Essa sensação, mais frequente do que se imagina, é provocada pela ausência de uma  avaliação econômico-financeira baseada em métodos e critérios técnicos antes da negociação acontecer.

Mas saiba que cada uma dessas metodologias tem critérios e circunstâncias para serem aplicadas de modo mais eficaz, ou seja, cada método deve ser empregado de forma adequada. 

Valuation: quando calcular o valor de uma empresa

Valuation é o processo utilizado para se estimar o valor de uma empresa de forma sistêmica e também envolve variáveis subjetivas, como a percepção de mercado.

Por meio do valuation é possível analisar pontos que valorizam e desvalorizam seu negócio, permitindo visualizar possibilidades de mudanças.

Ao saber o valor de mercado torna-se mais justa a negociação do percentual de participação de novos investidores.

Confira os outros cenários em que o valuation é útil.

Compra e venda de empresas

Uma das aplicações mais comuns da avaliação de empresas é o mercado de compra e venda de empresas.

Para uma empresa ser vendida é necessário saber quanto vale, o que vai ponderar e apoiar essa decisão.

Para comprar o valuation também é empregado. 

Quando uma empresa quer comprar outra ela deseja saber o valor de mercado para tomada de decisão da compra de um negócio.

Fusão de empresas

Quando duas empresas decidem fazer uma fusão precisam saber quanto cada uma vale. 

Isso porque a nova empresa, fruto da fusão, vai ter determinada participação de uma empresa e a outra definirá o que cada uma vai possuir na nova sociedade.

Viabilidade do negócio

Atualmente existem no mercado muitas empresas que, infelizmente, são inviáveis, ou seja, estão destruindo o valor de uma empresa.

Neste caso, o valuation revela se uma empresa é rentável, lucrativa, gera caixa e tem perenidade.

Ao elaborar o valuation se for detectado que o valor de mercado é negativo, podemos considerar que financeira e economicamente essa empresa é inviável.

Dissolução societária

Quando um sócio está em desacordo com outro e precisa sair da sociedade é necessário saber qual o valor das cotas desse sócio para que isso possa ser negociado entre os sócios remanescentes ou uma outra empresa do mercado possa entrar nessa sociedade.

Precisando de ajuda para constituição ou regularização de empresas e reestruturação societária? Veja como podemos te ajudar.

Busca por fundo de investimento

Essa aplicação é ideal para empresas que têm capacidade para crescer e estão em busca de um investidor para acelerar esse crescimento.

Assim o valuation mostra para o fundo a perspectiva desse ativo, se vai ser rentável e, caso invista, fazer com valorize mais com o tempo.

Ferramenta de gestão

Por último, mas não menos importante, é utilizar o valuation como uma forma de fazer uma ferramenta de gestão, ou seja, gestão baseada no valor.

Como o valuation dá um mergulho de diagnóstico na empresa e mostra todos os aspectos dela no passado, presente e futuro, pode embasar um plano de ação estratégica em médio e longo prazos. 

E periodicamente essa avaliação pode ser refeita para avaliar os ganhos dessas ações planejadas.

Se o seu objetivo é melhorar a gestão do seu negócio, vale a pena você entender o que é contabilidade gerencial

Aliado ao valuation, esse conjunto de técnicas e procedimentos contábeis vão garantir um panorama geral da empresa, fornecendo informações ricas e relevantes para tomada de decisões importantes e resultados mais rápidos.

Qual é a importância de calcular o valor de mercado para o negócio?

Saber o valor de mercado de uma empresa é um recurso importante para avaliar resultados concretos após investimentos. Ou se a empresa está apenas aberta e funcionando, sem crescimento algum.

Entre outras informações, através da avaliação de empresas, também pode-se descobrir com precisão os itens que valorizam uma organização no mercado e quais depreciam.

No ponto de vista da gestão, essas informações são extremamente importantes, uma vez que proporciona visão mais segura para a tomada de decisões e planejamento de estratégias para fortalecer a empresa, alavancar crescimento e conquistar diferenciais competitivos.

Saber o valor de mercado também ajuda a não prejudicar envolvidos na compra e venda de empresas, garantindo bons negócios.

E compreender o valor da empresa ao longo dos anos colabora para o planejamento de estratégias de expansão mais consistentes, além de facilitar o estabelecimento de metas.

Principais métodos utilizados para calcular o valor de uma empresa

1. Contábil ou Patrimonial

Neste método a empresa é avaliada a partir do valor patrimonial ou balanço patrimonial, levando em consideração o que possui de patrimônio líquido, seja pelo valor contábil ou pelo valor dos ativos de mercado, o formato mais utilizado.

Dá pra dizer que se trata de uma fotografia da empresa.

Também conhecido como valor de livro, o valor patrimonial é a soma de todos os ativos de uma empresa, incluindo dinheiro, estoque, imóveis, máquinas, equipamentos, descontadas todas as obrigações financeiras.

É uma conta básica, com números que constam em balanço. 

O resultado tende a ser sempre menor porque desconsidera receitas futuras, ao contrário dos métodos de fluxo de caixa descontado ou avaliação por múltiplos.

2. Liquidação 

Também chamado de “porteira fechada”, esse método é bastante utilizado. 

Isso porque se analisa tudo que a empresa possui de bens de ativos. Ou seja, todos os direitos e todas as obrigações, o que ela tem a pagar, os empréstimos e os deveres.

3. Mercado

Esse método é restrito para empresas de Capital Aberto, uma vez que a avaliação é de acordo com o valor da cotação da empresa no mercado, vezes o número de ações que ela possui em seu balanço.

Assim chegamos ao valor de mercado.

4. Avaliação por múltiplos 

Vale ressaltar que para esse método de avaliação de empresas ser utilizado deve haver uma operação que ocorreu no mínimo em um ano, do mesmo segmento e que possibilite a comparação com a empresa que está sendo avaliada. 

A avaliação por múltiplos está totalmente relacionada com o quanto essa empresa vale de acordo com alguns fatores:

  • Faturamento
  • Lucro 
  • Ebitdas

Assim é possível comparar uma operação que aconteceu e uma operação atual. O ideal é que as empresas sejam do mesmo setor, tenham portfólio de produtos parecido e atendam o mesmo tipo de cliente.

Apenas um cuidado com esse tipo de avaliação. Ao comparar empresas que são do mesmo segmento, leve em conta que existem marcas diferentes ou possuem capital humano muito distintos, isso tudo deve ser levado em conta.

Para facilitar, opte por empresas listadas em bolsa, pois têm um valor de mercado conhecido. 

Para chegar a esse valor por meio da avaliação por múltiplos, multiplique o preço da ação da empresa listada pelo número total de ações que compõem seu capital. 

5. Fluxo de caixa descontado 

Esse método ele é o mais utilizado. Por quê? Porque é muito mais abrangente e contempla, além da empresa internamente, aspectos de mercado e que influenciam o negócio da empresa.

Basicamente o fluxo de caixa descontado leva em consideração o histórico da empresa com relação às operações, quais foram os resultados, o mercado da empresa, ou seja, qual a tendência no segmento, além da projeção de lucro futuro através do histórico e do mercado. 

Considera o quanto essa empresa precisa estar investindo no negócio para continuar a operar, seja investimento em maquinário ou em capital de giro que considera o prazo de pagamento e recebimento.

Isso quer dizer, o quanto essa empresa precisa de caixa de giro para poder operar. Isso influencia diretamente no valor da empresa.

Entre os fatores que compõem o valor da empresa pelo fluxo de caixa descontado, o essencial é a capacidade de geração de caixa, o chamado Ebtida (lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre lucro, a depreciação e a amortização).

Quanto maior o potencial de crescimento, maior o valor da empresa.

Deu para perceber que o método de fluxo de caixa descontado é mais amplo e completo, por isso acaba sendo um método utilizado.

Como ele olha toda a cadeia, contemplando o aspecto interno da empresa e todos os stakeholders.

Como calcular o valor de uma empresa na prática

A fórmula básica para o fluxo de caixa descontado é a seguinte: 

  1. Realize uma estatística de receitas e custos da empresa para um determinado período, levando em conta fatores qualitativos, como a carteira de clientes.
  2. Desse resultado subtraia o percentual, conhecido como taxa de desconto, que é o custo para trazer ao presente valores que só seriam obtidos no futuro. 

A taxa de desconto é calculada por meio de uma fórmula específica e varia de caso para caso.

MUITO IMPORTANTE
Você não pode esquecer de calcular o valor da perpetuidade do negócio, pois o fluxo de caixa é projetado para um período previsível e a empresa normalmente tem uma vida maior que essa, então, é necessário calcular o valor para esse período que ultrapassa o período previsível, ou seja, o valor da perpetuidade.

Com essa base você tem condição de escolher qual é o melhor formato para chegar a um valuation. 

Caso ainda esteja com dúvidas sobre como calcular o valor de uma empresa, a equipe da EBCON Contadores pode esclarecer todas agora, basta preencher o formulário abaixo.

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