4 passos fundamentais para negociar uma empresa

Quanto vale a sua empresa? Negociar os valores de um empreendimento não é tão simples como parece. Inúmeros fatores devem ser levados em consideração no processo de criação das táticas de negociação.

Muitos empreendedores, na ânsia de procurar investimentos ou mesmo novos sócios para o negócio, acabam estipulando um valor para a empresa que não condiz com sua realidade, ou para mais ou para menos.

Conhecer o valor de uma empresa envolve alguns passos essenciais e que devem ser seguidos à risca, garantindo a todas as partes que a transação seja confiável e que todos saiam ganhando. Por isso, confira no post abaixo algumas táticas de negociação, que são fundamentais para um empreendimento!

Avalie a saúde da empresa nas suas táticas de negociação

Basicamente, existem dois momentos que empreendedores se preocupam em calcular o valor de um negócio: quando querem procurar novos investidores ou recebem propostas de outros empreendedores que querem fazer parte do quadro de sócios da empresa.

Seja qual for o momento ou o tipo de escolha é essencial que o processo decisório seja embasado numa avaliação real do negócio. Na maioria das vezes, as empresas não estão preparadas para esse tipo de abordagem.

Buscar avaliar o valor de uma empresa vai além de querer vendê-la ou mesmo buscar investidores, empreendedores podem encontrar e aproveitar excelentes oportunidades que apenas uma boa avaliação pode oferecer. Assim, será possível conhecer realmente a saúde dos negócios e ajustar estratégias de gestão a sua realidade.

Gestores que realizam uma avaliação periódica podem analisar decisões que foram tomadas anteriormente e saber realmente o quanto o valor da empresa aumentou. Seja pela melhoria das vendas, maiores ganhos na rentabilidade ou mesmo se o caminho escolhido não foi assertivo para criar valor para a empresa.

Uma boa avaliação ajuda a entender os resultado e a buscar ações que possam ajudar a aumentar o valor do negócio.

Estabeleça um bom planejamento

Após a avaliação é preciso estabelecer um bom planejamento de negociação. Afinal de contas, apresentar uma proposta sem qualquer amparo em informações ou mesmo deixar que a outra parte tome a frente pode não ser lucrativo para nenhuma das partes.

Na hora de estabelecer uma proposta de negociação avalie tudo que ajudou a prever o crescimento do negócio. Por exemplo, histórico de vendas, comportamento de seus produtos no mercado, contratos de longo prazo com clientes e investimento em novas tecnologias para reduzir custos e automatizar processos, abrem caminho para aumentar a competitividade e, assim, o valor de mercado.

Por isso, planeje a negociação e coloque tudo na ponta do lápis para não ser surpreendido. Além disso, conheça os objetivos de quem está interessado em investir ou mesmo de quem você deseja procurar. Estipule prazos, valores, orçamentos e todas as informações que forem relevantes no processo de negociação.

Invista em governança corporativa

Se você ainda não encontrou uma proposta que seja condizente com o que deseja, reavalie sua organização e tente melhorar o seu valor de mercado. Uma das opções é aprimorar a chamada governança corporativa.

Balanços auditados e que realmente retratem a realidade da empresa são fatores que ajudam a reduzir o risco do investidor e, por isso, aumentam o sucesso num processo de negociação. Buscar soluções que otimizem os processos pode ser a grande diferença no processo de decisão. Contar com rigoroso controle financeiro e práticas contábeis que seguem padrões internacionais, ditam o sucesso de uma negociação e aumentam o valor da empresa.

Nunca supervalorize a empresa

Supervalorizar uma empresa é querer vender um potencial que ela não possui. Isso pode levar a um fracasso no processo de negociação e a investimentos equivocados, que podem comprometer o funcionamento da empresa e fazer com que ela não consiga cumprir com seus compromissos — o que não é nada bom.

Além disso, quando o empreendedor vende a imagem da sua empresa a valores superiores do que realmente ela tem, cria-se uma situação de atrito com o investidor, que vai esperar que os resultados sejam sempre acima do esperado e, que talvez, não sejam possíveis de serem alcançados pela supervalorização do empreendedor em relação aos seus negócios.

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