5 sinais de que você precisa de uma consultoria empresarial

Algumas empresas conseguem iniciar no mercado, crescer e se firmar durante um determinado tempo levando em consideração apenas os conhecimentos e experiência que o gestor acumulou ao longo dos anos.

No entanto, chega uma hora em que esses conhecimentos ficam um pouco ultrapassados e param de acompanhar o mercado, que evolui constantemente, fazendo com que a empresa fique estagnada. É nessa hora que a empresa deve considerar contratar ajuda especializada, como a consultoria empresarial, que oferece uma visão de fora sobre a empresa, que agrega novos conhecimentos ao gestor e traz evolução para a empresa.

Por isso, confira cinco sinais de que sua empresa está precisando de uma consultoria empresarial!

1. Dificuldades financeiras

O sinal mais alarmante de que uma empresa precisa tomar medidas para mudar é quando dificuldades financeiras começam a aparecer e a crise bate em sua porta. Se o faturamento anda caindo ultimamente de forma significativa ao invés de estar aumentando, como era de se esperar, se os custos andam aumentando, é hora de procurar uma consultoria empresarial. Afinal, esse é um cenário bem preocupante, principalmente na fase em que vivemos agora, com a crise financeira assolando todo o país.

Com a ajuda de consultores especializados, que já ajudaram outras empresas em situações semelhantes, os gestores podem fazer um diagnóstico mais preciso da empresa com maior facilidade, encontrando os pontos que precisam ser ajustados para que a empresa volte a ter um bom desempenho novamente e para que sua lucratividade aumente.

2. Processos indefinidos

Quando uma empresa está com seus processos indefinidos, as equipes ficam com muitas dúvidas devido à alta complexidade e burocracia dos processos. É necessário um alinhamento entre as áreas e os recursos envolvidos – pessoas, processos e tecnologia – PPT, para obter ganhos de sinergia e produtividade. Uma consultoria empresarial pode ajudar o gestor a redefinir os processos, tornando-os mais simples, claros e objetivos.

3. Falta de estruturação

Uma empresa que não está bem estruturada não tem a hierarquia e suas responsabilidades definidas. A definição de “donos” de áreas ou processos é fundamental na construção de um planejamento orçamentário, que por sua vez, também é importante na construção dos resultados almejados. Nesse caso, é muito importante contratar uma assessoria para orientar o gestor a passar a ter mais foco em assuntos estratégicos da empresa, sem perder tanto tempo com assuntos operacionais que podem ser resolvidos com facilidade pela equipe.

4. Baixa produtividade

A empresa conta com uma equipe que, aparentemente, está bem estruturada, com a quantidade ideal de funcionários, mas os resultados que aparecem no fim do mês não fecham com o esperado. Porém, é importante que o gestor compreenda que não é apenas a quantidade de funcionários que irá diminuir ou aumentar a produtividade, é preciso avaliar se os processos não estão complexos e engessados demais, se os funcionários estão em áreas realmente compatíveis com suas habilidades, se o serviço está bem distribuído e por aí vai. Por isso, quando a produtividade na empresa começa a cair e o gestor não sabe o porquê, o melhor a se fazer é contratar uma assessoria empresarial para buscar soluções.

5. Ausência de planejamento orçamentário

É fundamental que a empresa tenha um planejamento orçamentário e que o siga, acompanhando de perto o que entra, o que sai, o quanto pode ser gasto e obedecer a isso. Uma empresa que não faz planejamento orçamentário pode acabar tendo custos elevados sem nem perceber, causando diminuição do lucro e até dificuldades financeiras para o negócio. Se o gestor estiver tendo dificuldades para fazer esse planejamento, é importantíssimo contatar ajuda especializada de um consultor empresarial.

Que tal contratar uma consultoria empresarial para inovar os processos e alavancar o seu lucro? Compartilhe!

Juliano Terribele

Tags:

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?