4 melhorias de gestão empresarial que sua empresa deve começar a fazer

Independente da circunstância, a gestão empresarial pode ser melhorada para resolver problemas relacionados a desperdícios, otimização na utilização dos recursos, aumento na produtividade e maior lucratividade do negócio. A questão é que muitos gestores não sabem da importância em manter esse processo de renovação e atualização de forma constante e acabam perdendo força competitiva com o tempo. Para resolver isso, desenvolvemos esse post com quatro estratégias de gestão empresarial que podem gerar melhorias e benefícios de forma contínua. Venha conhecer!

1. Planejamento estratégico

Esta etapa envolve o estabelecimento dos objetivos e os processos fundamentais necessários para garantir um bom resultado, dependendo do que você deseja alcançar. Quando você estabelece um objetivo para os primeiros estágios do planejamento, a ação em direção a ele, a continuidade de processos e a precisão na execução das atividades tornam-se, por si só, um objetivo estipulado com os meios de se chegar lá. A dica aqui é começar com algo pequeno e de fácil controle para que você possa testar o método e evoluí-lo com o passar do tempo.

2. Planejamento orçamentário

Um orçamento planejado de forma coerente será a ferramenta importante para analisar as projeções em comparação com o real atingido. Alguns erros podem ocorrer no início, principalmente por falta de conhecimentos e habilidades. Por isso, o recomendável é que primeiro se avalie o grau de endividamento da empresa para depois comparar com o potencial de geração de receitas. Assim, você poderá realizar um planejamento orçamentário baseado em projeções mais precisas de despesas e receitas futuras.

3. Balanced Scorecard – BSC

O Balanced Scorecard revolucionou a forma de se medir desempenhos e a sua capacidade de explorar ativos intangíveis foi se tornando um diferencial decisivo na comparação com a sua capacidade de gerenciar ativos físicos. As empresas que utilizam o Balanced Scorecard conseguem acompanhar os resultados financeiros e, ao mesmo tempo, descobrir e acompanhar as condições necessárias para o seu crescimento. É bom lembrar que a ferramenta não representa um substituto para as medidas financeiras convencionais, mas sim um complemento que deverá potencializar a gestão empresarial.

De olho no potencial da ferramenta, muitos gestores passaram a utilizar o Balanced Scorecard como um novo sistema de gestão estratégica utilizando a sua capacidade de ligar o planejamento de longo prazo da empresa com as suas metas financeiras de curto prazo. Dessa forma, o sistema permite que os gerentes introduzam quatro novos processos que ajudam as empresas a fazer essa ligação importante:

3.1. Visão: ajuda gestores a chegarem num consenso sobre a estratégia da empresa e expressá-la com ações orientadas para um nível mais padronizado;

3.2. Comunicação: liga a estratégia a todos os níveis da organização e vincula metas individuais para cada setor;

3.3. Planejamento: permite os gestores integrarem seus planos de negócios com seus planos financeiros;

3.4. Feedback: dá as empresas a capacidade de aprendizado estratégico ao recolher feedbacks, testar as hipóteses em que uma estratégia está baseada e fazer os ajustes necessários.

4. Dashboard ou Management Cockipt de gestão

O Dashboard ou Management Cockpit representa uma solução de gestão criada para mobilizar a equipe de força de trabalho na otimização do processo de tomada de decisão. Consiste em uma ferramenta analítica baseada em apresentação das informações em forma de relatórios centralizados e recursos de gestão por painéis interativos e intuitivos. O recurso pode representar as informações gerenciais através de quatro tipos de relatórios:

4.1. Conteúdo: Os indicadores de performance (KPI’s – Key Performance Indicators) relevantes são definidos e organizados em um mapa no Management Cockpit para representar os principais motores do modelo de negócios da empresa;

4.2. Apresentação: As informações-chaves são apresentadas exatamente da mesma forma em cada período para simplificar a análise, aumentar a confiabilidade dos dados e focar em ações mais precisas;

4.3. Tecnologia: Apenas as informações essenciais são extraídas do sistema existente. Em seguida, é estruturada de forma otimizada considerando o grau de relevância;

4.4. Processo: Um processo melhorado é aplicado para garantir atualizações constantes das informações e pré-análise das projeções;

Comece hoje mesmo a implantar essas melhorias na sua gestão empresarial e coloque o negócio de volta no rumo do crescimento!

E você, como realiza melhorias na gestão empresarial da sua empresa? Conta para a gente!

Por Juliano Terribele

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