Crise? Como aproveitar o momento para crescer e se consolidar no mercado

O entusiasmo do setor produtivo já não é o mesmo e os indicadores macroeconômicos retratam a instabilidade atual da economia e a insegurança em relação ao futuro. Os jornais estampam escândalos políticos que retratam o mau uso dos recursos públicos, arrecadados por meio da ferocidade tributária existente. O empresário, assustado com tantas notícias desestimulantes, na maioria das vezes não sabe qual a melhor estratégia para enfrentar a “crise”. Então, o que fazer para transformar o momento em oportunidade e sair mais forte lá na frente?

O primeiro passo é ser otimista! Ficar lamentando e colocando culpa na “crise” não vai ajudar. É hora de se reinventar, implementar nos negócios o entusiasmo de empreendedor e criar soluções inovadoras, para resistir aos impactos e se consolidar no mercado.

O segundo passo é ter uma gestão eficiente, voltada para resultados, seja para enxergar novas oportunidades ou se adaptar à nova realidade de mercado. Com uma boa gestão, a reação da empresa em relação a mudança no mercado é muito mais rápida e assertiva, minimizando riscos de prejuízos ou até de se tornar insolvente.

Mas uma gestão de resultados não é uma estratégia somente para vencer momentos de crise, por mais que nesse momento, sua relevância é ainda maior. A gestão de resultados tem uma performance muito maior e permanente quando implementada na empresa nos momentos de crescimento, pois permite a implementação de planejamento estratégico e financeiro a tempo de prepará-la para enfrentar momentos de dificuldades, tornando a empresa competitiva no mercado após esses momentos de incertezas.

E como construir uma gestão de resultados na empresa? Veja algumas dicas indispensáveis:

A contabilidade como parceira dos negócios

É preciso ter otimismo, acreditar em seu negócio, mas acima de tudo é necessário ter informações confiáveis para a tomada de decisão e no momento certo. Neste contexto, a contabilidade de gestão passa a ser uma grande aliada do empreendedor, mensurando com precisão a situação atual, com controle eficiente e a apuração dos resultados e situação patrimonial.

Prever o futuro, trilhando o caminho certo, pode parecer impossível e fantasioso, certo? Mas não é! No mundo dos negócios este cenário é possível, sempre que o empresário contar com uma boa assessoria de gestão a assertividade passa ser maior e você poderá medir impactos nos seus resultados com simulação de cenários com ações de gestão.

Vamos conhecer algumas ferramentas que podem auxiliar não somente a superar as conturbações do cenário econômico, mas também a oferecer maior profissionalismo à sua gestão, com foco no presente, mas possibilitando melhorias futuras. Confira!

Planejamento orçamentário

O Planejamento Orçamentário consiste na mensuração das operações do negócio, transformando em números todas as ações atuais e futuras. Traçando assim, um diagnóstico da atividade, antecipando os resultados esperados que servirá de base para tomada de decisões presentes.

Com base nesta ferramenta, buscam-se parâmetros nas demonstrações financeiras de períodos já findos para encontrar tendências. Estas tendências são trabalhadas, não somente para que o gestor antecipe os resultados da organização, mas utilize-a como instrumento medidor que possibilite estabelecer metas para exercícios vindouros.

O orçamento é de grande importância para a correta administração, principalmente em períodos de dificuldades – onde a margem para erros é praticamente nula – pois torna possível verificar os erros do passado e corrigi-los a tempo para otimizar os resultados futuros.

Mais importante que saber onde estamos, é saber onde queremos chegar. O planejamento orçamentário oferece uma série de benefícios a sua empresa, tais como: Criação de uma base histórica de dados; Utilização inteligente dos recursos disponíveis; Monitoramento do desempenho; Identificação de desvios relevantes; Estabelecimento de metas, dentre outros.

Management cockpit

Esta eficiente ferramenta de controle permite a visualização gráfica de fácil interpretação de diversos departamentos da empresa. Assim como um veículo que possui um painel onde nos fornece todas as informações necessárias para a melhor condução, o cockpit de gestão fornece ao administrador todas as informações necessárias para “pilotar” os seus negócios com segurança.

No cockpit de gestão, são incluídos os Indicadores Chaves de Desempenho, (Key Performance Indicators – KPIs). Este método tende a ser o subsídio ideal sempre que o gestor precisa tomar uma decisão, a facilidade de interpretação dos relatórios, aliada a fidedignidade das informações permitem o acompanhamento ergonômico de aspectos qualitativos e quantitativos da empresa.

Ao utilizar ferramentas tradicionais para responder questões como: “Como vão os comportamentos das vendas? ”, ou então “Como está à eficiência na administração dos recursos? ” O gestor precisa abrir inúmeras planilhas, ler vários relatórios, logo a sua interpretação de tais informações vai ser individual e sem correlação entre si. Com o painel de gestão é possível ter acesso a informações que abrangem o todo da empresa, de forma sintética e em uma única tela, existindo ainda a possibilidade de manusear os templates da forma que melhor atenda às necessidades, comparando o desempenho de diferentes períodos ou ainda o correlacionando com o planejamento orçamentário.

Quais empresas podem utilizar estas ferramentas?

Em companhias de médio e grande porte, o planejamento orçamentário e o cockpit de gestão via de regra são idealizados com base no todo da empresa, onde cada um dos setores estabelecem suas metas e com a junção destes, temos como resultado os relatórios consolidados. Nestas empresas, tais ferramentas são imprescindíveis, já que quase sempre a administração foge da competência dos sócios, que delegam a agentes a condução compartilhada dos negócios.

Ao contrário do que comumente pensamos, o Management Cockpit e o Planejamento Orçamentário podem ser perfeitamente implantados em empresas de pequeno porte, ou mesmo de administração familiar, independente da atividade exercida. Tudo o que será preciso para que essas ferramentas funcionem de forma eficiente é de uma contabilidade confiável e que represente a realidade dos negócios.

Sem dúvida, uma oportunidade para pequenos empreendedores profissionalizarem a administração, buscando dar um upgrade na gestão e integrar vantagens competitivas.

Se você identificou a necessidade de implantar estas ferramentas de gestão na sua empresa – buscando metodologias eficazes para superar desafios, que lhe auxiliem a tomar decisões seguras e com foco na solidez de seu negócio – entre em contato conosco, temos profissionais especialistas em Gestão de Negócios que estão à disposição para atender suas necessidades.

Leonardo Luiz Oenning | leonardo@ebcon.com.br

Fernando A. Silva | fernando@ebcon.com.br

Se gostou do artigo ou acha que pode ser interessante para algum amigo, compartilhe!

Tags:

Qual sua avaliação sobre esse conteúdo?