Gerenciar o desenvolvimento e os resultados de uma empresa exige as ferramentas certas para que a análise não acabe sendo mascarada por informações que não correspondem à realidade. Além disso, é preciso que essa análise seja mais ágil e que ajude na tomada de decisão em geral. Com isso, surgem novos métodos de gestão de resultados e de inteligência de dados, como é o caso do management cockpit.
Com uma abordagem simples, mas inovadora, esse método de gestão pode levar as reuniões do seu negócio para outro nível. Veja a seguir do que se trata e entenda melhor como aplicar na sua gestão empresarial.
O que é o management cockpit?
Em inglês, cockpit significa um painel de controle, como aqueles que estão presentes nos aviões. Em uma empresa, a solução constitui uma gestão de performance que utiliza recursos gráficos para garantir uma boa visualização de dados.
Além disso, os resultados mostrados pela ferramenta podem ser divididos em diferentes setores. No geral, esse tipo de gerenciamento é responsável por mostrar os resultados mais relevantes de maneira integrada e o impacto de cada resultado em outros setores.
Como é feito?
Para fazer o management cockpit, tudo começa com uma reunião de administração e gestão. Nesse caso, a alta direção e os gestores estabelecem alguns objetivos para cada área. A cada objetivo, é combinado um indicador de performance, o qual vai permitir a mensuração de resultados.
Na sequência, os objetivos são desmembrados em metas alinhadas com a estratégia da empresa, que levem ao objetivo no final e que também possuam indicadores de performance.
A análise do management cockpit em si entra quando os resultados são comparados. Exibido em uma espécie de “monitor”, a divisão gráfica é feita de acordo com cores. Se a meta estiver alcançada ou ultrapassada, deve-se utilizar o verde. Caso os resultados estejam em até 20% abaixo da meta, o amarelo deve aparecer. Já o vermelho passa a ser usado quando os resultados estiverem em um valor igual ou maior a 21% abaixo da meta, por exemplo. Esses critérios podem ser personalizados de acordo com a atividade e o nível de performance desejado em cada negócio.
A intenção da atuação da empresa deve ser sempre a de conseguir que os monitores estejam no verde. Aqueles que estiverem assinalados em vermelho precisam de atuação imediata de redirecionamento de esforços para alcance de meta. Já os que estiverem em amarelo exigem uma atuação corretiva e uma otimização para fornecerem os resultados desejados.
Quais as vantagens?
Uma das principais vantagens de utilizar o management cockpit é que ele é uma ferramenta que ajuda não apenas a tomada de decisão, mas também a inteligência empresarial. Isso porque é possível realizar mudanças e simulações para conferir o impacto em outros setores e, com isso, conseguir uma tomada de decisão mais assertiva.
Além disso, ele democratiza o acesso à informação, já que a representação gráfica simplifica intensamente a análise de resultado. Outra vantagem é que o uso dessa técnica normalmente leva a reuniões mais produtivas, já que todos os presentes podem substituir a leitura extensiva de longos relatórios por uma análise mais focada. Com isso, o processo de tomada de decisão não se torna apenas mais assertivo, mas também mais rápido.
O management cockpit é uma forma de expor e analisar resultados da atuação da empresa em relação às metas estabelecidas. Com o indicativo gráfico de cores, fica mais fácil perceber o que merece atenção especial e correções e também é mais fácil realizar simulações para melhorar a tomada de decisão como um todo.
Conseguiu compreender do que se trata esse tipo de gestão ou ainda restou alguma dúvida? O que você pensa sobre esse método? Estou a disposição para trocarmos uma ideia, mande um e-mail.
Por Juliano Terribele